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Falando em EBF...

O que é EBF? A EBF - Escola Bíblica de Férias, é uma estratégia e um trabalho dos Ministérios de Ensino e Evangelização, que para acontecer precisa de toda a Igreja trabalhando no mesmo objetivo. Ela deve ser vista como um meio de anunciar Jesus Cristo como Salvador às crianças, bem como a seus pais e parentes, utilizando uma linguagem apropriada, mas ao mesmo tempo alegre e descontraída. Ao final crianças e adultos devem aprender e reconhecer que foram criados à imagem e semelhança de Deus, que com Ele precisam se relacionar, e que Jesus Cristo é o único caminho que nos leva de volta a este convívio. "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim". (João 14:6)



                                  ORIENTAÇÕES PRELIMINARES


Planejamento:

1. O grupo - o primeiro passo é pensar o grupo de participantes: qual o número aproximado de crianças e qual a faixa etária? A partir daí definir quantos grupos/classes funcionarão.

Nº de crianças -
Nº de grupos -

2. Equipe - formar uma boa equipe de trabalho: além do (a) Coordenador (a), Monitores (as) e Auxiliares, Sonorizador, Músicos e Cantores(as), equipe de Apoio para o lanche, equipe de Recepção e Supervisão, equipe de Manutenção/limpeza, equipe de Mensagem/ teatro, equipe de Artesanato infantil e adulto, equipe de Segurança, Foto e Vídeo. Os grupos serão compostos de homens, mulheres, jovens e adolescentes.

O mais importante para que os objetivos sejam alcançados é orar em conjunto e individualmente, pedindo a Deus orientação para que o trabalho realmente atenda e atinja cada participante.

3. Espaço/ambiente - Observar e definir os espaços onde se realizarão cada atividade, preparar estes espaços tornando-os mais acolhedores e motivadores, preparar o material que julgar necessário com antecedência (convites, fichas de inscrição, quadro de presença, história ilustrada ou outro recurso, letras dos cânticos), separar os elementos que serão usados em cada programa.

Convite: deverá conter informações básicas, diretas e com linguagem simples, como tema, data, horário e endereço do local onde será realizada a programação.
Panfletos: para serem distribuídos nas ruas próximas à Igreja, com a ajuda de todos os membros da Igreja.

Inscrição: responsáveis devem preencher e assinar. Assim teremos todas as informações da criança para um eventual contato durante a programação, incluindo a informação se a criança retornará sozinha para casa e se tem alguma necessidade especial.

Crachás: poderão ser confeccionados dividindo as faixas etárias por cores.

Horário: atenção para que a programação inicie e encerre no horário previsto. Devem ser espalhados relógios para consulta fácil sobre o tempo das atividades, além dos cartazes com os horários.

Material: providenciar com antecedência todo o material que será utilizado para a decoração, convite, trabalhos manuais, brincadeiras, material de primeiros socorros.

Lanche: pode ser simples, mas nutritivo.

Trabalhos manuais: providenciar com antecedência materiais como:

sucata, tinta, papéis, cartolinas, giz de cera, etc. Para facilitar, pode ser providenciado um modelo para explicar a atividade, se for o caso, deixar uma parte iniciada para as crianças pequenas. Adiantar os trabalhos não significa entregar tudo pronto.

Brincadeiras: na medida do possível (e do espaço físico) fazer brincadeiras e jogos coletivos que promovam a paz, a cooperação, a união e o respeito.

Bandeiras de identificação nas cores dos grupos.

Como algumas mães trazem as crianças e ficam aguardando até o término do programa, é muito  interessante envolvê-las em alguma atividade.


Preparo da Equipe:

 Levar em consideração os seguintes assuntos:

• objetivos gerais e específicos;
• Estudo dos conteúdos (histórias e cânticos)
• Explicação dos horários e tarefas de cada membro da equipe;
• Distribuição de tarefas;
• Definição dos locais para cada atividade, considerando o espaço físico em função do número de crianças e as atividades propostas;
Listar todo o material que será utilizado em cada atividade, incluindo aqui uma caixinha de primeiros socorros e material de limpeza.

Devemos orar pedindo a Deus que nos prepare para receber a criança visitante que vem para EBF; que depois possamos atende-la na Escola Dominical, num processo natural.

(extraído e adaptado de Escola Bíblica de Férias - Publicação Anual da Igreja Metodista, edição 2007)

DEFININDO TAREFAS/ATRIBUIÇÕES

À COORDENAÇÃO caberá: fazer o planejamento geral da EBF mantendo a Direção Geral informada, alistar e se reunir com a equipe para ajustar o planejamento, adquirir ou administrar os recursos que lhe forem entregues, supervisionar todas as atividades e avaliar a EBF junto com a equipe.



SECRETARIA/RECEPÇÃO/INSCRIÇÃO
- fazer as inscrições.
- dividir as crianças por faixa etária.
- criar e manter atualizado o banco de dados.
- atualizar diariamente lista de presença.
- confeccionar e distribuir crachás.
- informar diariamente à equipe responsável pelo lanche, o número de crianças por classe, professores e assistentes.
- recolher crachás ao final de cada dia e ordená-los por cor para o dia seguinte.
- receber as crianças e responsáveis diariamente, esclarecendo qualquer dúvida e orientando-os sobre horário que devem buscar suas crianças.
- encaminhar crianças que ainda não tenham sido inscritas.


PUBLICIDADE
- elaborar os cartazes e os convites para divulgar a EBF na Igreja e na comunidade.
- usar todos os meios de comunicação da Igreja para fazer propaganda da EBF.
- solicitar junto a Região Administrativa do bairro, o fechamento da rua e o deslocamento de um guarda municipal.

MENSAGEM/TEATRO
- preparar e ensaiar as encenações e dramatizações para serem apresentadas nas aberturas e encerramentos diários.

MÚSICA
- aprender as músicas do cd da EBF.
- ensinar as músicas da EBF durante a abertura e encerramento diariamente.

       

OFICINA DE ARTESANATO (adultos e crianças)

- fazer uma lista do material para sua oficina e entregar ao Coordenador da EBF.
- preparar as atividades de sua oficina.
- arrumar a sala de sua oficina.

É importante oferecermos aos adultos uma breve reflexão antes do início das atividades manuais.

SUPERVISÃO
Prover material para:

- Secretaria/Recepção - canetas, papéis, lápis, borracha, grampeador com grampos.
- atividades de recreação – bolas, cordas, giz, pilot, apito, etc.
- distribuir coletes para as equipes (fazer lista com nomes).
- distribuir camisetas às crianças no último dia da EBF (se houver).
- participar ativamente dos trabalhos da Secretaria/Recepção quando necessário.
- ajudar no que for preciso.
- manter uma maleta de primeiros socorros.
- orientar as equipes quanto aos horários e a troca dos espaços.

SEGURANÇA
- impedir que crianças saiam da Igreja durante a realização da EBF sem o responsável.
- observar entrada de estranhos que não estejam trabalhando ou acompanhando crianças.
- evitar que crianças fiquem circulando fora do seu grupo de atividades.

 
MANUTENÇÃO
- arrumar as dependências da Igreja para a realização da EBF.
- manter os espaços limpos.
- ajudar a manter a organização, atendendo às emergências.


SOM E MÍDIA

- providenciar com antecedência ao horário de início da EBF, a aparelhagem de som, de imagens e os instrumentos musicais.
- supervisionar o uso desta aparelhagem durante o culto de abertura e encerramento para possíveis ajustes.
- registrar todas as atividades para que se tenha um bom material que servirá de recordação e também de parâmetro para futuras EBFs. Exemplos:
- chegada e recebimento de crachás,
- cultos,
- atividades de recreação,
- lanche,
- cozinha nos preparativos,
- artesanato,
- classe de adulto


ORNAMENTAÇÃO
- decorar o local onde será realizada a EBF, seguindo as sugestões,
- confeccionar um painel alusivo ao tema.
- providenciar os uniformes (camisetas ou coletes).

LANCHES
- planejar o cardápio dos lanches.
- controle de descartáveis.
- preparar e servir os lanches diariamente.

Os ingredientes para o lanche serão fornecidos de acordo com o que a Igreja arrecadar através de suas campanhas.
A Secretaria informará diariamente o número de crianças e adultos por grupo, para que os lanches sejam servidos de acordo com as quantidades.


RECREADORES, MONITORES E AUXILIARES
- preparar e apresentar as atividades que estiverem sob a sua responsabilidade.
- preparar seu material com antecedência.
- guardar seu material ao final de cada dia.
- orientar as crianças a se sentarem nos lugares apropriados durante a abertura e encerramento diário.
- motivar a participação das crianças.
- acompanhar o grupo no rodízio de atividades.
- acompanhar a criança que precisar ir ao banheiro, à enfermaria ou qualquer outro lugar.
- auxiliar na disciplina.

EM CASO DE EMERGÊNCIAS MÉDICAS AVISAR IMEDIATAMENTE À DIREÇÃO OU SUPERVISÃO.
INTERCESSÃO (toda a Igreja)
- Orar, orar e orar rogando a Deus que os objetivos sejam alcançados e que estejamos todos, crianças e adultos debaixo de Sua mão protetora.

- pedir a Deus que a vizinhança veja com olhar de boa vontade esse evento, que cremos só trará benefícios para o bairro.