Procurando ...

Meditações...

Do livro “O mundo de Sofia”de Jostein Gaarder

 
Por que chove, Sofia? Na certa você aprendeu na escola que chove porque o vapor d’água esfria nas nuvens e condensa na forma de gotas de chuva que, por causa da força da gravidade, caem no chão. 
Aristóteles também teria acenado com a cabeça em sinal de concordância. Mas ele teria acrescentado que, até agora, você só citou três causas. A causa material, que é o fato de o vapor d’água (as nuvens) estar ali bem na hora em que o ar esfriou; a causa eficiente, que é o fato de o vapor d’água esfriar, e a causa formal, que é o fato de ser inerente à forma ou a natureza da água cair no chão.
Se você não tivesse dito mais nada, Aristóteles teria acrescentado que chove porque as plantas e os animais precisam da água da chuva para crescer. 
Chove para que as plantas cresçam e as laranjas e as uvas possam crescer e servir de alimento aos homens.
  Por trás de tudo na natureza há um propósito, uma finalidade, propósito de Deus.
 

A melhor poupança

“Os sábios entesouram o conhecimento, mas a boca do néscio é uma ruína iminente.” Pv10.14

O conhecimento é melhor do que o ouro, é mais seguro do que a moeda mais valorizada. Os ladrões podem roubar os tesouros e as traças podem corroer as relíquias, mas o conhecimento ninguém pode nos tirar. O conhecimento é o mais lucrativo investimento. Ninguém, porém, entesoura conhecimento de uma hora para outra. Esse é um processo longo. É preciso dedicação, esforço e muito trabalho. Os preguiçosos acharão trabalhoso esse investimento.
Preferem o sono, o lazer e a diversão.


Aqueles que têm a mente vazia de conhecimento têm a boca cheia de tolices. A boca do néscio é ruína iminente. Em vez de ajudar as pessoas a trilhar pelas sendas da justiça, as desencaminha para os abismos da morte. A língua do tolo é veneno mortífero. Seus lábios são laços traiçoeiros. Sua boca é cova de morte. O sábio, porém, não apenas supre a si mesmo com o melhor desta terra, mas se torna fonte de bênção para quem vive à sua volta.
(extraído de http://www.lpc.org.br/cada-dia)


Lâmpada acesa

"Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". Mateus 5:16

Certa família tinha uma filha única. Os pais, cuja instrução havia sido escassa porque eram pobres, providenciaram para ela todos os recursos possíveis para uma boa educação. Com sacrifício compraram um piano e matricularam-na numa universidade. Contudo, a despeito de todo sacrifício daqueles pais, ela não progrediu, tornando-se um desapontamento - uma lâmpada apagada.
O que foi que a impediu de ser uma luz brilhante diante de todo o incentivo recebido? Vários podem ter sido os fatores, mas como é triste ver desperdiçada uma vida que poderia ter sido tão brilhante...
O fato é que podemos adquirir a lâmpada mais cara do mundo, colocá-la num pedestal de ouro, mas nenhuma utilidade terá se ela não for acesa.
De igual modo, a vida que não for tocada pela chama divina nunca poderá brilhar, mesmo polida e envernizada. Sem o toque da Luz do Mundo, Jesus Cristo (Jo 8:12), a pessoa transforma-se num instrumento inútil. Mesmo que tenha sido habilmente treinada, é uma lâmpada apagada.
Quem sabe você já recebeu uma boa educação, um polimento cultural, mas o que tem feito para que a sua vida possa resplandecer? Leve a Deus suas "lâmpadas" a fim de que sejam acesas, transformando em luz as suas trevas.
Quem está ligado à Luz do Mundo, fonte verdadeira da luz, tem uma vida brilhante, não apagada.

(extraído de "Pão Diário" 14 - RTM)