Procurando ...

Datas comemorativas


"Todos os dias te bendirei, e louvarei o teu nome para todo o sempre." Salmo 145:2

                                           Páscoa 2012

Jesus deixou toda a sua glória, veio ao mundo como homem pra nos salvar. Viveu aqui e conheceu nossas dores, mas tudo Ele sofreu e venceu em nosso lugar. Pra nos mostrar que o Criador, o Único Deus nos ama e deseja restaurar. Seu perdão vai além do céu, nenhum monte é tão alto, nenhum vale tão profundo como o Amor do Nosso Deus. Aleluia! (trecho de O Amor do Nosso Deus)

 









 



Natal de Jesus 2011

Aqui estão alguns símbolos do Natal desenhados pela saudosa irmã Ivanise Leite Dias. Serva de grande valor, pessoa extremamente sensível, de um talento sem limites. Desenhava, pintava, escrevia sobre o ministério infantil na Igreja, tendo diversos trabalhos publicados. Amava o trabalho com crianças e fez despertar em mim o mesmo sentimento. Fiquei com poucos materiais mas acho importante compartilhar.
Feliz Natal!








___________________________________________________________________________________

Dia Nacional de Ação de Graças


 SÍNTESE HISTÓRICA
O costume do "Dia de Ação de Graças" vem dos Estados Unidos. Em 1620, saindo da Inglaterra, singra os mares o "Mayflower", levando a bordo muitas famílias. São peregrinos puritanos que, fugindo da perseguição religiosa, vão buscar a terra da liberdade. Chegando ao continente americano, fundam treze colônias, semente e raiz dos Estados Unidos da América do Norte.
O primeiro ano foi doloroso e difícil para aquelas famílias. O frio e as feras eram fatores adversos. Não desanimaram. Todos tinham fé em Deus e nas suas promessas. Cortaram árvores, fizeram cabanas de madeira, e semearam o solo, confiantes. Os índios, conhecedores do lugar, ensinaram a melhorar a produção. E Deus os abençoou.
No outono de 1621, tiveram uma colheita tão abençoada quanto abundante. Emocionados e sinceramente agradecidos, reuniram os melhores frutos, e convidaram os índios, para juntos celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus. Nascia o "Thanksgiving Day", celebrado até hoje nos Estados Unidos, na quarta quinta-feira de novembro, data estabelecida pelo Presidente Franklin D. Roosevelt, em 1939, e aprovada pelo Congresso em 1941.
O embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, participando, em Washington, da celebração do Dia Nacional de Ação de Graças, falou em tom profético: "Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus". Estas palavras moveram consciências no Brasil. No governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Congresso Nacional aprovou a Lei 781, que consagrava a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.
Porém, em 1966, o Marechal Humberto Castelo Branco modificou esta Lei, dizendo que não a última, mas a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, para coincidir com esta celebração em outros países.
Sim, aquelas palavras de Joaquim Nabuco, grande estadista brasileiro, encontraram eco em muitos corações. Hoje, são muitas as comunidades que, como num grande coro universal de gratidão a Deus, celebram nacionalmente o Dia de Ação de Graças, na quarta quinta-feira de novembro.
"Bom é render graças ao Senhor..." Sl 92.1

___________________________________________________________________________________
A Reforma Protestante

Embora a Reforma Protestante seja comemorada no dia 31 de outubro, pelo fato de nesse dia, no ano de 1517, terem sido afixadas à porta da igreja do Castelo de Wittenberg as 95 teses de Martinho Lutero contra as indulgências, o rompimento definitivo entre o reformador alemão e o catolicismo romano aconteceu em 10 de dezembro de 1520. Na ocasião, o reformador queimou a bula da sua excomunhão, recebida por ele em 15 de julho do mesmo ano. (extraído do boletim dominical da Igreja Presbiteriana de Fontinha - RJ em 30/10/2011)


PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Alderi Souza de Matos

                        Qual a importância da Reforma?
A Reforma Protestante foi importante para o cristianismo porque chamou a atenção para verdades (doutrinas) e práticas bíblicas que haviam sido esquecidas ou distorcidas pela Igreja Medieval. Não foi um movimento inovador, mas restaurador das convicções e ênfases do cristianismo original. Algumas de suas principais contribuições foram: retorno às Escrituras; a centralidade de Cristo; a salvação vista como dádiva da graça de Deus, a ser recebida por meio da fé; a Igreja não é a instituição ou a hierarquia, mas o povo de Deus – cada cristão é um sacerdote.
   A Reforma foi um movimento exclusivamente religioso?
Embora tenha sido um movimento predominantemente religioso, a Reforma teve importantes ligações com as realidades econômicas, políticas e sociais do século 16. Na área econômica, contribuíram para a Reforma fenômenos como o fim do feudalismo, o desenvolvimento do capitalismo e a crescente urbanização. Ao contrário da mentalidade católica medieval, os protestantes tinham uma visão positiva do trabalho, do lucro e das ocupações “seculares”. Suas concepções acerca da pobreza também eram diferentes. Por outro lado, a Reforma foi um protesto contra a opulência da Igreja Majoritária e suas contínuas interferências na economia das nações européias (através de inúmeros impostos eclesiásticos e outros meios).

É correta a interpretação de Marx e Engels de que a Reforma foi motivada por fatores sociais e econômicos?
Essa visão de Marx e Engels é parcial e inadequada. Lutero foi movido acima de tudo por sua intensa experiência religiosa. Ele havia se tornado um monge por preocupar-se com a sua salvação; porém, a sua vida monástica só fez aumentar a sua insegurança espiritual. Foi então que descobriu nas epístolas paulinas o ensino acerca da justificação pela fé. Essa experiência libertadora, que trouxe paz ao seu coração, e as convicções dela resultantes, foram o fundamento da sua obra como reformador.

___________________________________________________________________________________
Dia da Criança
Em nenhum lugar a Bíblia sugere que as crianças são incapazes de responder a Deus ou de se engajar no louvor, culto, oração e ação de graças. Na verdade, Jesus enfatizou que, ao vir ao Pai, crianças não devem agir como adultos, mas, ao contrário, adultos devem se tornar como crianças. (Mateus 18:2 - Bíblia da Mulher * Leitura * Devocional * Estudo)

A comemoração do Dia da Criança foi D+!!! Aconteceu no sábado dia 8 de outubro, com a participação especial do BUNEKÃO, que trouxe a Palavra de Deus através da música, das brincadeiras, contagiando a todos com a sua alegria. Após o culto as crianças se deliciaram com muito bolo, refrigerante, cachorro-quente, sorvete e lembrancinhas. Vejam as fotos!

Tia Edna e Tia Bruna aproveitando o Dia da Criança

___________________________________________________________________________________

Dia das Mães





___________________________________________________________________________________


Painel e cenário da Páscoa 2009



___________________________________________________________________________________

                                                      
   Dia das Mães 2009
                                          


___________________________________________________________________________________

  Dia dos Pais 2009
                                            

___________________________________________________________________________________

Dia dos Avós 2009


                                                          
___________________________________________________________________________________
Natal 2009 - casinha dos fantoches que contaram a História e painel