Procurando ...

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Quero ouvir aquela História



Quero ouvir aquela história que expõe João Batista atuando em seu ministério, mas sabendo que estava apenas abrindo alas, daquele seu jeito estranho, para o Mestre que viria. Como ele também não sou digno de chegar aos pés do Senhor, mas ele me chama.
Quero ouvir aquela história que desenha Maria recebendo a visita de um anjo para lhe anunciar que ficaria grávida do Salvador. Meu interesse é pelos diálogos travados. Anjo é de outra atmosfera, mas fala a nossa linguagem: para que possa cumprir sua missão, tem de ser entendido. Quero ser anjo: com uma palavra do céu, que meus ouvintes entendem.  
Quero ouvir aquela história que conta o encontro de Isabel e Maria, cada uma traçando durante três meses planos para o seu bebê, enquanto preparava suas roupinhas.
Quero ouvir aquela história que registra o cântico de Maria, que algum autor transformou em poema ainda no tempo apostólico e que vários compositores transformaram em música, muitos séculos depois.
Quero ouvir a história de José conduzindo sua esposa por entre as estradas até Belém para participarem do censo geral da população. (Maria, grávida, naquele jumento, devia reclamar desde a manhã à noite, com toda a razão).
Quero ouvir a história dos pastores extasiados com a luz e com a voz dos anjos em coro anunciando que entrariam para a história de salvação do mundo. (Não bastava o Natal acontecer numa estrebaria? Os primeiros visitantes tinham que ser assim tão pobres?)
Quero ouvir a história dos magos pesquisando o céu, percorrendo a poeira do chão, até encontrarem a casa onde o bebê Jesus ensaiava os primeiros passos. Adulto, ainda me pergunto como fazia em criança: o que é mesmo a mirra, no pacote com o ouro e com o incenso? 
Natal é também fermento para a imaginação.

Ora, dirão, as histórias são as mesmas.
Sim, direi, eu também sou o mesmo.
Delas eu tiro ternura.
Com elas aprendo o quanto sou amado.
Nunca me cansarei de saber que sou amado.
Quero ouvir todas as histórias que me dizem que sou amado pelo Senhor.

Israel Belo de Azevedo
http://www.prazerdapalavra.com.br/reflexoes/editoriais/684-quero-ouvir-aquela-histia.html